segunda-feira, 2 de junho de 2014

Comparando temas escolares no Google Trends

Algumas correlações do site The Web Search Correlations Database, encontradas com o Google Correlate, exibem um gráfico característico, com um padrão semelhante ao que Mohebbi et al. (2011) observaram no termo de busca 'ribossomo': "a série de tempo para estas consultas apresentam picos no Outono e Primavera, quedas acentuadas durante a Ação de Graças e Natal e uma profunda queda no verão", o que os levou a argumentar que "isso reflete o ano letivo nos Estados Unidos e sugere que as consultas estão sendo conduzidos por classes escolares". Nós categorizamo-las naquele site como "temas escolares" (school topics).

Algumas delas foram "ribossomo', 'magnetismo','polarização' e 'equações diferenciais'. Usamos, então, o Google Trends para comparar os seus gráficos ao longo do tempo:

De fato, observa-se semelhança na periodicidade nas curvas do gráfico acima, o que parece corroborar a hipótese acima de Mohebbi et al. (2011).

Em outro post já havia feito uma comparação deste tipo entre os tópicos 'Química', 'Matemática', 'Biologia' e 'Física' e encontrado uma periodicidade semelhante, correspondente ao nosso calendário escolar.

Vale lembrar que nesse post também havia observado uma tendência de queda nas curvas dos gráficos e aventei as hipóteses de indicarem uma queda no interesse pelos estudos ou pelo próprio Google, hipóteses que foram descartadas numa atualização a esse post em que refiro à interpretação de Baram-Tsabari, Ayelet & Segev, Elad (2009).

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário