quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cerveja e fraldas

No campo da ciência de dados, há uma história muito citada de como uma grande cadeia de supermercados norte-americana descobriu uma forte associação para muitos clientes entre uma marca de fraldas e uma marca de cerveja e foi capaz de explorá-la movendo os produtos para mais juntos entre si nas suas prateleiras para aumentar as vendas.
O Google Correlate, no entanto, não endossa essa correlação. Em vez disso, para o termo de busca 'fraldas', no site The Web Search Correlations Database, obteve-se 'porta TCP 5000', 'o chamado caos', 'Letizia Ortiz', 'Tettnang', 'Terra Lycos' e 'Ernest Hollings' como os termos de busca mais altamente correlacionados.
Parece que lá em maio de 2004, os orgulhosos novos pais eram mais moderados em seus hábitos e mais preocupados com alguma vulnerabilidade de segurança na sua porta TCP 5000, com o casamento da princesa de Astúrias, com o lançamento do sistema operacional Fedora, ou com o controverso editorial de Hollings sobre a invasão do Iraque, do que com cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário